Ilustração na Moda.

No pensamento de quase todas pessoas, a única coisa que um estilista faz são croquis, aqueles esguios desenhos feitos à mão e que são o terror dos cursos de moda.
Mas não são apenas os desenhos de croqui que fazem parte do mundo da moda, também encontramos nesse meio os desenhos técnicos e de ilustração.

Nos últimos anos, o mercado vem abrindo um grande espaço principalmente para os desenhos de ilustração, que passaram a serem usados em campanhas de marcas de moda no lugar de fotos com modelos, tornando-as mais divertidas e lúdica, uma tendência atual.

O Brasil também não ficou fora dessa onda, e na campanha do inverno 2001, a Arezzo foi uma das primeiras marcas de reconhecimento a utilizar a ilustração numa campanha de moda, a qual teve seus personagens criados por Jason Brooks. A exemplo da Arezzo, seguiram-se muitas outras marcas e publicações voltadas ao publico feminino como as revistas Elle, Vogue, Criativa etc criaram personagens próprios para ilustrar suas reportagens. Mas é no segmento jovem que esse negócio cresce ainda mais com revistas como a da MTV, Capricho e Atrevida que freqüentemente apresentam suas reportagens com divertidas ilustrações.

A maiorias dos ilustradores mais conhecidos no Brasil são autodidatas, mas a maior parte deles passou por cursos de Design Gráfico, Artes, Publicidade ou Moda. A ferramenta de trabalho de um ilustrador se resume basicamente ao computador, e os programas básicos são os softwares como o Photoshop, Carel Draw e Illustrator; mas também são essenciais conhecimentos de desenho e saber a solução de problemas no papel é importante. Pode-se notar essa importância no trabalho de muitos profissionais que buscam mesclar técnicas artesanais com tecnologia, complementando o trabalho na tela do computador.

Esse é um belo mercado que vem se abrindo para quem gosta de desenhar, tanto à mão ou na frente da tela de um computador. O que vale e desenvolver um estilo próprio e característico, mas nem por isso deixar para trás a flexibilidade de se adaptar aos clientes e suas preferências.

Fonte de Texto : http://www.portais damoda.com.br

Fonte de Imagem : http://www.chicorei.com.br/moda/?tag=desenho-de-moda

Ass: Wellington Guimaraes e Luzia Aparecida



Anúncios

2 comentários

  1. Por favor, peço ao autor da imagem postada acima, que entre em contato comigo (Katia), por esse e-mai katy.mh_89@hotmail.coml, pois gostei muitos dos desenhos e gostaria de usar suas imagens como capa de um blog (mas, deixarei suas assinaturas para que saibam quem os desenhou) e preciso saber se você autoriza!

    Agradeço desde já!
    Att. Katia.

  2. Oi, gostaria muito de saber onde posso mostrar meus desenhos.
    Mas antes, quero deixar claro que não tenho nenhuma formação profissional voltada a esse assunto. Amo fazer desenhos de roupas femininas e gostaria muito de compartilhá-los com alguem que fosse profissional.
    Desde já agradeço..


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s